A CMATRA oferece quatro tipos de serviços especificamente dedicados ao seu principal objetivo social, quais sejam, (i) conciliação; (ii) mediação; (iii) negociação coletiva; (iv) arbitragem.

Como a CMATRA é fruto originário do idealismo de estudantes, mestrandos e doutorandos engajados em projeto de pesquisa registrado na CAPES como “Solução Consensual de Conflitos Trabalhistas”, quinzenalmente são realizados em sua sede encontros do grupo de pesquisa precursor e de associados da Câmara abertos a quaisquer interessados em conhecer melhor a proposta e debater sobre métodos consensuais e respectiva aplicação aos conflitos entre capital e trabalho.

Ademais, em médio prazo, a CMATRA poderá oferecer, em parceria com instituições de ensino, ou via rede mundial de computadores, cursos, treinamentos e workshops de capacitação voltados para o aperfeiçoamento de métodos adequados de solução de conflitos trabalhistas.

Finalmente, a CMATRA também objetiva a organização de eventos e seminários que possam ajudar a divulgar novos formatos de solução de conflitos, bem como superar barreiras culturais que intimidam o uso de técnicas diversas da jurisdição estatal.