A Primeira Câmara de Resolução Extrajudicial de Conflitos Trabalhistas do Rio de Janeiro – CMATRA é uma associação constituída para oferecer outros mecanismos de soluções de controvérsias entre capital e trabalho, bem assim prestar atendimento e orientação que possam contribuir na resolução de conflitos trabalhistas, operando seus objetivos sociais com segurança e responsabilidade dos agentes.

Não se pode falar em justiça consensual ou em arbitragem em que o equilíbrio das partes não seja adequadamente dimensionado. A CMATRA tem compromisso com garantias constitucionais das partes, reconhecendo a relevância inabalável do Poder Judiciário enquanto estrutura essencial nas democracias constitucionais contemporâneas e organismo garantidor dos direitos fundamentais. A razão de ser da CMATRA, aliás, é convergente com um dos principais desígnios da justiça do trabalho: oferecer mais um canal de superação de conflitos e tutela qualificada de direitos, colaborando para o progresso harmônico das relações entre capital e trabalho.

Visão

Ser referência nacional em qualidade, agilidade e inovação na condução de processos dialógicos e consensuais de gestão de controvérsias, contribuindo para uma reflexão construtiva que leve à mudança de paradigmas de nossa sociedade e que promova seu desenvolvimento, fortalecendo os laços afetivos e sociais.

Valores

  • Qualidade
  • Responsabilidade
  • Comprometimento
  • Ética
  • Transparência
  • Diálogo
  • Presteza

Missão

Promover a resolução extrajudicial de conflitos trabalhistas com agilidade e segurança, atuando na condução de diálogos, de processos decisórios e de métodos não adversariais com expertise técnica, ética e diligência.

Atendemos pessoas físicas e jurídicas, bem como organizações, no âmbito privado, público e social.

A melhoria das relações pessoais e empresariais, via intercessões isentas, céleres, de baixo custo, com qualidade e efetiva segurança jurídica é o nosso maior objetivo.